quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Aprender com Tecnologias - Literacia Digital


"O grande desafio que a Escola de hoje enfrenta é a de ensinar os alunos a dominar as diferentes literacias de modo a aprender a viver num mundo rico em informação e onde as tecnologias superabundam.” (Proença, 2012).

Ao longo desta Unidade Curricular foram vários os momentos de reflexão sobre a função central da escola que hoje se preconiza - o aluno como construtor do seu próprio conhecimento, autónomo, interventivo, responsável e que revele espírito crítico. A escola deve proporcionar o desenvolvimento de competências essenciais que permitam ao aluno saber pesquisar, pensar criticamente, tirar conclusões, aplicar conhecimento a novas situações, construir e adquirir conhecimento novo, assim como partilhá-lo. A escola deve igualmente fomentar uma aprendizagem contínua ao longo da vida. As metas de aprendizagem das TIC, surgem dessa necessidade de “…identificação do conjunto de competências que a sociedade espera que os jovens adquiram hoje na escola.” (Costa et al, 2010, pág, 932). As Tecnologias da Informação e Comunicação terão de ser uma presença incontestável na escola para que os alunos desenvolverem competências digitais e transversais para aprender ao longo da vida. Estas desempenham “um elevado potencial para a promoção do desenvolvimento global dos indivíduos, da sociedade e, bem assim, da missão nuclear da própria escola.” (Costa et al, 2010, pág. 933). Urge a necessidade da escola, professores e biblioteca mudarem as suas práticas pedagógicas e educativas no sentido de acompanharem a evolução da Sociedade da Informação e as mudanças significativas na nossa forma de viver e interagir com os outros.  

A forma mais eficaz das metas de aprendizagem das TIC potenciarem o desenvolvimento global dos indivíduos não será através da implementação de uma disciplina que pode encaminhar a aprendizagem das TIC numa perspetiva meramente técnica e estanque, mas sim, entendidas numa “perspetiva transversal, ou seja, visando a articulação que fosse possível estabelecer, desde logo, com as diferentes áreas disciplinares, tanto do ponto de vista horizontal, como em termos de sequência e progressão ao longo dos 12 anos de escolaridade.” Costa et al, 2010, pág.933).
As metas de aprendizagem TIC, como referencial, permitem que os professores nas suas áreas específicas considerem um conjunto de competências, “numa ótica de desenvolvimento global do aluno, permitindo-lhe compreender e decidir, de forma fundamentada, em que matérias, para que fins e como será pertinente e adequado mobilizar as TIC. (Costa et al, 2010, pág. 934).
As áreas de competências das Metas de Aprendizagem das TIC, nomeadamente: Informação, na capacidade de procurar e de tratar a informação de acordo com objetivos concretos: investigação, seleção, análise e síntese dos dados; Comunicação, na capacidade de comunicar, interagir e colaborar usando ferramentas e ambientes de comunicação em rede como estratégia de aprendizagem individual e como contributo para a aprendizagem dos outros; Produção, na capacidade de sistematizar conhecimento com base em processos de trabalho com recurso aos meios digitais disponíveis e de desenvolver produtos e práticas inovadores e Segurança, na capacidade para usar recursos digitais no respeito por normas de segurança, constituem a base para o desenvolvimento das literacias definidas no referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, nomeadamente a literacia da leitura, com o desenvolvimento do gosto e de competências de leitura /escrita (através de textos impressos e digitais) e comunicação (oral, escrita e multimédia); a literacia dos média, no desenvolvimento de competências propiciadoras de novas formas de aprender, interagir e comunicar através dos média e a literacia da informação, no uso crítico e informado de recursos e ferramentas de aquisição integrada de conhecimentos associados ao uso correto e eficaz das ferramentas de informação e comunicação, independentemente do suporte da informação. A literacia digital é a capacidade de operar com as tecnologias digitais, demonstrando compreensão dos conceitos envolvidos e das suas potencialidades para a aprendizagem. Como é referido no referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”: “A literacia digital é abordada numa perspetiva transversal, em que a presença das tecnologias se encontram em todos os contextos da aprendizagem”. (Quadro 1).
Em ambos os documentos, metas de aprendizagem das TIC e o referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”, apresentam-se uma série de estratégias de operacionalização por anos de escolaridade que, com as devidas adaptações à realidade de cada escola e ao currículo, poderão ser uma boa orientação para a consecução das metas a atingir. A biblioteca é o centro nevrálgico para o desenvolvimento das literacias, presentes em todos os ambientes de aprendizagem. Como refere Felizardo, as metas de aprendizagem TIC, enquanto referencial, constitui um “suporte precioso para ajudar os Professores Bibliotecários na implementação de modelos de pesquisa, pois não se pode promover a literacia informacional sem o suporte da literacia digital”. É nesta perspetiva, que a Biblioteca de uma forma articulada e colaborativa com os professores, poderá desenvolver projetos de integração transversal das TIC, potenciando e rentabilizando as competências de utilização das TIC em situações de aprendizagem mais dinâmicas, significativas e colaborativas.
 Quadro1

 

 
Referências bibliográficas:
Costa et al (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias. I Encontro Internacional TIC e Educação. Inovação Curricular com TIC. Lisboa. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. (931-936).
Costa, Fernando et al. (2010). Metas de Aprendizagem na área das TIC. in DGIDC-ME (2010). Metas de Aprendizagem. Lisboa: DGIDC/ME.
Felizardo, Helena. As metas de aprendizagem na área das tic no contexto do desenvolvimento das literacias e das competências transversais. in Pós-graduação em Gestão de Bibliotecas A Biblioteca Escolar e as Novas Tecnologias. Leiria: ISLA.
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares: Aprender com a biblioteca escolar . Lisboa: RBE (2012).
Proença, J. (2012). Biblioteca Escolar e Web 2.0 – Questões em torno de algumas práticas em implementação e perceção do impacto no trabalho da Biblioteca, Lisboa. Disponível em http://repositorioaberto.univ-ab.pt/handle/10400.2/2149 [acedido em 23 de novembro de 2014].
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário